Informações e Notícias

Conta de luz sobe quatro vezes mais que inflação no ano

A expectativa é de novos aumentos, invista em economia de energia.

Ultimamente a conta de energia elétrica tem aumentado muito, a falta de chuva e subsídios fez a conta de luz subir quatros vezes mais que a inflação no ano. A tarifa teve aumento de 13,79% e o IPCA em 2,94%. A expectativa é que a conta de energia continue subindo, segundo o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres – Abrace, não há chances de redução das tarifas nos próximos cinco anos.

Uma série de fatores é responsável pelo aumento na conta de energia, o baixo volume de chuva, a alta do dólar, o crescente aumento dos subsídios e tributos na tarifa elétrica. Desde 2015 os custos do setor têm sido transferidos para o consumidor para não onerar o Tesouro Nacional. Além disso, devido ao nível reduzido dos reservatórios de água o governo colocou as usinas térmicas movidas á óleo diesel em operação, que são muito mais caras.

E como diminuir a conta de luz?

Existem alguns meios, investir em eficiência energética é uma das melhores opções. Empresas especializadas em engenharia elétrica oferecem serviços que visam à redução da conta de energia elétrica, como:

Análise de rede: Possibilita a detecção de desbalanceamento de fases, detecção de harmônicas, e cálculo de potência reativa que pode resultar em multa de até 30% do valor da conta de energia elétrica.

Automação de rack paralelo de refrigeração: Esse serviço pode reduzir até 30% do consumo de energia da casa de máquina, ideal para supermercados que buscam economizar energia.

Banco de capacitores: Sua instalação ajuda a reduzir gastos elétricos, equilibrar a distribuição e eliminar multas cobradas pela concessionária por baixo fator de potência.

Iluminação por LED: A implementação de um novo sistema de iluminação por LED ou a substituição de lâmpadas convencionais, reduz custos, pois consomem menos energia elétrica e têm a vida útil longa, além de promover um ambiente mais saudável e sustentável.

Painel Fotovoltaico: Um sistema de geração de energia solar fotovoltaico é uma fonte de energia renovável e alternativa, mas o mais importante proporciona uma grande redução nos custos com energia, além de possuir alta durabilidade e baixa manutenção.

Termográfica: Tem como objetivo reduzir a conta de luz com ações de manutenção através da prevenção de possíveis reparos, o estudo de termográfica é aplicado em instalações elétricas, sistemas de refrigeração, sistemas mecânicos e diagnósticos em edifícios.

Muitas empresas do segmento de engenharia elétrica oferecem esses serviços, mas é recomendada uma especialista, como a Stal Engenharia Elétrica, empresa na experiência de mais de 30 anos de mercado de seu diretor e que conta com uma equipe de engenheiros e técnicos que oferecem a melhor assessoria técnica.

Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais conteúdo como este.


Cadastre-se através do formulário abaixo e receba informações, notícias e promoções.