Informações e Notícias

A importância da instalação elétrica industrial

A instalação elétrica industrial exige muitos sistemas de mediação, proteção e controle e para que tudo funcione perfeitamente, portanto, é necessário ser realizada por profissionais qualificados, é de extrema importância que todo o processo siga rigorosamente as normas e regulamentações estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mantendo a qualidade do serviço e principalmente a segurança dos colaboradores durante o processo.

Principais acessórios utilizados na instalação elétrica industrial:

Para executar a função de mediação, proteção e controle, evitando acidentes como falhas, incêndios, curtos-circuitos e sobrecargas que acabam gerando um aquecimento elevado dos fios e cabos, são necessários alguns materiais para proteção, eles são:

• Poste de Recepção:
Responsável por receber e levar a energia para o interior da indústria.

• Caixa de Medição:
Possui um medidor de consumo e um dispositivo de proteção em seu compartimento, mas para que a máquina continue funcionando da maneira ideal é importante manter seus acessórios sempre em bom estado, por isso, faça uma manutenção dos medidores e transformadores de média tensão sempre que necessário.

• Quadro Geral:
Equipamento onde ficam agrupados os fios e cabos do circuito elétrico instalado e além de distribuir energia para os demais aparelhos do sistema, o quadro geral também cuida de todo o processo elétrico da indústria, por esse motivo é de extrema importância manter o equipamento sempre em dia, instalando o mesmo de maneira adequada e executando as manutenções necessárias.

• Quadro de Distribuição:
Armazena disjuntores que protegem as instalações contra curtos-circuitos e sobrecargas. A quantidade de disjuntores se molda de acordo com a necessidade de distribuição da indústria, podendo incluir também o diferencial residual e DPS que é recomendado pela ABNT para garantir uma melhor qualidade e segurança na rede elétrica.

• Terminais:
Para finalizar o processo de instalação elétrica industrial, a Stal conta com conduítes, cabos e fios, e também as tomadas, interruptores e outros pontos responsáveis por transmitir a energia que chega até eles para os aparelhos que estiverem plugados nos mesmos.

Caso você queira contratar o serviço instalação ou manutenção elétrica/eletromecânica, montagens industriais, eletrocalhas, perfilados, bandejamento, geração fotovoltaica, para-raios (SPDA), aterramento de proteção com emissão de laudo, ART e correção de fator de potência para a sua indústria você pode contar com a Stal Engenharia Elétrica, com experiência para te ajudar a encontrar as melhores soluções pelos melhores preços.

Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais conteúdo como este.

Entre em contato conosco


Cadastre-se através do formulário abaixo e receba informações, notícias e promoções.