Informações e Notícias

Qual a importância do quadro de distribuição industrial?

Há poucos anos atrás uma instalação elétrica poderia ser algo muito perigoso, mas as evoluções de componentes e das formas de dimensionamento trouxeram segurança. Atualmente quase toda instalação utiliza um quadro elétrico de distribuição, que tem a finalidade de garantir abastecimento de energia elétrica para todos os ambientes. Também conhecido como painel de disjuntores ou simplesmente painel elétrico.

Os quadros de distribuição podem ter vários formatos:
• Quadro em armário;
• Quadro em multicolunas;
• Quadro de armários integrados;
• Quadro em uma mesa de comando;
• Quadros integrado no equipamento industrial.

Na montagem do quadro de distribuição devem ser observados:
• Acessibilidade a todos os componentes instalados;
• Identificação dos componentes (Placas e etiquetas);
• Independência dos componentes (Interferência prejudicial);
• Espaço reserva (Prever aumento da demanda):
• Proteção total contra contato acidental, por exemplo instalação de policarbonato no barramento.

Advertência para quadro de distribuição

Segundo o item 6.5.4.10 da NBR 5410:2004, os quadros devem ser entregues com as seguintes advertências:

1 – Quando um disjuntor ou fusível atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto circuito. Desligamentos frequentes são sinais de sobrecarga. Por isso, nunca troque seus disjuntores ou fusíveis por outros de maior corrente (maior amperagem) simplesmente. Como regra a troca de disjuntor ou fusível por outro de maior corrente requer, antes, a troca dos fios e cabos elétricos, por outros de maior seção (bitola).

2 – Da mesma forma, nunca desative ou remova a chave automática de proteção contra choques elétricos (dispositivo DR), mesmo em caso de desligamento sem causa aparente. Se os desligamentos forem frequentes e, principalmente, se as tentativas de ligarem a chave não tiverem êxito, isto significa, muito provavelmente, que a instalação elétrica apresenta anomalias internas, que só podem ser identificadas e corrigidas por profissionais qualificados. A desativação ou remoção da chave significa a eliminação de medida protetora contra choques elétricos e risco de vida para os usuários da instalação.

Os quadros elétricos de distribuição da Stal são de qualidade, seguros e eficientes.

Na montagem do quadro elétrico de distribuição são utilizados materiais de alta qualidade, o que é importante em qualquer instalação, a resistência é maior e o desempenho e eficiência do quadro elétrico de distribuição industrial são garantidos se forem bem planejados e desenvolvidos. Para isso, a Stal Engenharia Elétrica é sempre a melhor opção.

Na Stal Engenharia Elétrica o quadro elétrico de distribuição é montado por profissionais qualificados e os materiais e a montagem estão em conformidade com NBR5410. A qualidade do serviço é atestada com comprometimento para cumprir os prazos de entrega e oferecer sempre preços competitivos.

Garanta segurança para sua empresa, entre em contato com a Stal Engenharia Elétrica para conhecer nossa qualidade e solicitar seu orçamento.

Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais conteúdo como este.


Cadastre-se através do formulário abaixo e receba informações, notícias e promoções.