Logotipo Stal Engenharia Elétrica

Informações e Notícias

A importância da eficiência energética para sua empresa A importância da eficiência energética para sua empresa

A importância da eficiência energética para sua empresa

Em tempos de crise hídrica, o conceito de eficiência energética vem despertando o interesse de diversos segmentos da sociedade, principalmente dos consumidores e das empresas.

Assim sendo, é importante que fique claro qual o seu principal objetivo. A eficiência energética consiste no uso inteligente dos recursos de energia, possibilitando uma melhor utilização dos equipamentos e materiais de uma empresa.

Como é possível perceber, a eficiência energética não corresponde à economia de energia, mas sim, à potencialização do uso da mesma. Ou seja, fazendo uso de todas as ferramentas possíveis que a envolvam, produzindo mais com menos.

É importante que venha à tona a discussão sobre os seus benefícios e vantagens levando em conta que, pelo menos no Brasil, os recursos disponíveis, abundantes por si só, não são usados da maneira correta.

Desse modo, para que você possa compreender a importância da eficiência energética para sua empresa, elaboramos o texto abaixo com todas as informações necessárias para a aplicação desse método.

O que significa eficiência energética?

A eficiência energética corresponde ao uso consciente das fontes de energia, produzindo-se mais com menos. É a relação empregada entre a quantidade de energia dispensada para uma determinada atividade, e quanta energia ela realmente demanda.

Para saber se o nível de eficiência energética de sua empresa está dentro da previsão esperada, é preciso consultar a medição realizada pelo ODEX (Odyssee Energy Efficiency Index), índice que verifica a conservação de energia em todo o mundo.

O ODEX se baseia na relação existente entre os indicadores de consumo e o peso exercido pela energia dentro dessa demanda. No Brasil, o setor industrial registrou um aumento de 7% desde a criação do índice, em 2005, até 2019, quando foi realizada a última medição.

Benefícios e vantagens da eficiência energética

A eficiência energética é responsável por proporcionar a redução de custos de uma empresa, através da diminuição das perdas geradas durante o processo de produção, servindo para que a organização colabore para melhorar a situação de crises energéticas.

Entre os pontos que podem ser trabalhados pela empresa para garantir a colaboração na redução de consumo de energia, estão os investimentos na modernização de diversos equipamentos, possibilitando a sua troca antes da diminuição de suas vidas úteis.

Dessa maneira, adquirir equipamentos que sejam energeticamente mais eficientes pode potencializar o ritmo de produção da empresa, garantindo que a energia consumida atinja menores índices e reduzindo ao máximo o custo nesse sentido.

Outras situações que podem ser aplicadas são a troca do sistema de climatização da organização e, até mesmo, investir em geração distribuída. Além de economizar em energia, a empresa ainda poupa um valor considerável.

É importante, antes de se realizar um investimento maciço em eficiência energética, garantir um bom plano realizado através do gerenciamento de projetos, para que a empresa consiga executar com qualidade e eficiência esse caminho a médio e longo prazo.

A produção e a operação da organização precisam ser muito bem elaboradas, buscando investir em processos otimizados que tragam resultados esperados, para só então direcionar o projeto de eficiência energética, de modo a obter muito mais ganhos.

Energia fotovoltaica gera economia

Outra alternativa para diminuir o custo com energia elétrica é investir na produção de energia fotovoltaica para gerar economia.

Os chamados painéis solares captam a energia vinda do Sol e a convertem em corrente elétrica. Isso reduz a sua dependência da eletricidade convencional, fornecida pelas grandes companhias, e pode reduzir a conta de energia em até 95%. Além disso, a instalação não é complicada e o sistema oferece baixo custo de manutenção.

Conclusão

Os projetos de eficiência energética, como visto, despontam como grandes aliados das empresas, no sentido de garantir as melhores condições para a diminuição das perdas energéticas e, consequentemente, na redução de gastos.

Assim, se você está constantemente em busca de novas e melhores soluções para diminuir os problemas causados pela crise hídrica, além de garantir novas possibilidades para o método de produção de sua empresa, a Stal Engenharia pode te ajudar.

Caso esteja interessado em saber outras informações sobre este e demais assuntos, acesse o nosso site, e solicite um orçamento. Será um prazer atendê-lo!