Informações e Notícias

Quadro de Distribuição com Barramento

O que são barramentos de distribuição e como utilizar em projetos especiais

Quem trabalha com equipamentos elétricos já ouviu falar sobre barramentos de distribuição. Essas barras maciças são geralmente confeccionadas em cobre normalmente eletrolítico. Sua função básica é a condução da corrente elétrica em instalações fixas. A aplicação deste produto se dá em painéis elétricos e disjuntores, equipamentos que conduzem grande quantidade de corrente elétrica.

A proposta de uso dos barramentos de distribuição é assegurar que as mais variadas formas de corrente elétrica sejam alteradas com segurança e também praticidade, preservando um aspecto essencial para colaboradores e empresas: a segurança.

Existem basicamente dois tipos de barramento de cobre, os isolados e os não isolados, cada um com sua aplicabilidade específica. Por isso é importante compreender as características destas duas alternativas para saber qual deles pode ser útil ao projeto a ser desenvolvido.

Barramento de distribuição isolado

O barramento de cobre isolado é aplicado na distribuição de energia que requeira grande segurança contra curto-circuitos acidentais. Assim, sua principal vantagem é o fato de que qualquer pessoa pode manuseá-lo com segurança. É utilizado somente em circuitos elétricos, com isolação de 1KV e PU rígido antichamas. Ainda que haja acesso aos circuitos, as partes que recebem corrente elétrica ficam totalmente isoladas.

O isolamento, no caso, pode acontecer de três maneiras:

● Com barras isoladas para montagem em campo.
● Com barras isoladas mediante projeto com curvas e fixações.
● Com barras isoladas em equipamentos já montados.

Barramento de distribuição não isolado

Já o cobre não isolado transmite quantidade maior de energia elétrica e como consequência, resulta em mais riscos a quem realiza a manutenção do equipamento. É então empregado em sistemas de condução de energia nos quais o manuseio por pessoas não se dará de forma frequente e não será feito por quem não tem experiência na área.

Assim, apenas profissionais podem realizar a manutenção deste tipo de equipamento, sob risco de acidentes graves caso seja realizado por quem não tem conhecimentos técnicos.

Stal desenvolve produto mais eficaz

A Stal Engenharia desenvolveu um barramento próprio, de alta qualidade e capaz de corrigir as deficiências detectadas em outros barramentos disponíveis no mercado. Para isso emprega maquinário de última geração capaz de fabricar barras de até 6 X 1/2 polegada. Ainda assim, mantém o custo reduzido e o acabamento perfeito para o produto final.


Além de produtos seriados, é também possível fabricar barramentos conforme a necessidade do projeto. Sim! A Stal é capaz de dobrar, torcer, curvar ou furar barramentos com dimensões de até 6 X 1/2 polegada. Com sua tecnologia, é possível até mesmo enviar o painel e disjuntores e ter o barramento fabricado depois dentro das especificações do projeto.

Agora, você já entende um pouco mais sobre barramentos de distribuição e a respeito de uma opção mais eficaz, menos onerosa e capaz de se adaptar a qualquer projeto. Conte com a Stal para realizar o seu projeto.
Entre em contato conosco:
(19) 3327.8991 // (19) 98167-2795
orcamentos@stalengenharia.com.br

Cadastre-se através do formulário abaixo e receba informações, notícias e promoções.