Informações e Notícias

Quadro de Distribuição com Barramento

Entenda o que é um QGBT - Quadro Geral de Baixa Tensão, e sua importância nas indústrias

Você sabe o que é um quadro QGBT e qual a sua importância? Talvez você conheça este equipamento por: Quadro Geral de Distribuição de Baixa Tensão. Ele é utilizado para a distribuição de energia interna em empresas e indústrias. Situado logo após a estação de energia, seu emprego se dá quando há mais de um CCM, ou seja, os painéis elétricos que possuem equipamentos de proteção, de seccionamento ou de manobra de cargas.

Um quadro QGBT é utilizado para organizar e distribuir a energia elétrica captada para dentro da empresa ou indústria. Sua importância se dá pelo fato de que o Quadro Geral de Distribuição de Baixa Tensão é o que informa a corrente de voltagem naquele prédio e garante a segurança não apenas na realização das tarefas, mas também na manutenção do conjunto elétrico. Sua capacidade de ligar ou desligar a voltagem pode, por exemplo, impedir sobrecargas.

Um bom QGBT pode melhorar a capacidade produtiva

Quando aliado a outros equipamentos, o Quadro Geral de Distribuição de Baixa Tensão oferece o controle digital das funções de uma ou mais máquinas da linha de produção, refletindo em eficiência produtiva e permitindo qualidade e eficácia nos processos, em especial nos de automação industrial. Um bom QGBT, então, pode influenciar diretamente na capacidade de produção e no sucesso econômico da empresa, evitando paradas desnecessárias de equipamentos.

Configuração do QGBT alinhada com base na corrente nominal

CCMs, painéis de serviços auxiliares, painéis de automação e transformadores podem ser alimentados por um quadro QGBT, que normalmente ficam nas chamadas “salas elétricas”, sejam elas do tipo convencional ou mesmo nas modernas instalações modulares. É importante destacar que a configuração do Quadro Geral de Distribuição de Baixa Tensão precisa estar alinhada com base na corrente nominal do barramento principal e na corrente de curto-circuito.

Um aliado para alimentar e proteger os sistemas interligados

Além disso, um QGBT - que pode ser do tipo TTA (Totally Tested Assembly), totalmente testados, ou PTTA (Partially Totally Tested Assembly), parcialmente testados - precisa ser construído a partir de componentes de qualidade, de primeira linha e que atendam a todas as normativas que são aplicáveis aos sistemas de baixa tensão. Lembre-se: o Quadro Geral de Distribuição de Baixa Tensão tem como finalidades alimentar e proteger os sistemas que estão interligados a partir dele.

Conheça as características técnicas do QGBT

Entre as características de um QGBT estão a possibilidade de operar em tensões que variam de 127, 220, 380 e até mesmo 440 volts. A classe de tensão é de 690 volts, com capacidade de gerenciar correntes de até 3.150 Ampéres. Sua frequência de operação varia de 50Hz a 60Hz e possui grau de proteção até IP54.

Quais as vantagens de um QGBT da Stal Engenharia?

Quando se investe em um QGBT da Stal Engenharia você tem a certeza que:
• A instalação será a mais adequada, buscando facilitar a operação, supervisão e manutenção;
• Terá qualidade garantida do processo produtivo do equipamento;
• Aumento da produtividade, uma vez que os riscos de paradas inesperadas das máquinas serão reduzidos;
• Melhor custo-benefício do mercado;
• Aumento da segurança para equipamentos e colaboradores;
• Quadro confeccionado a partir de componentes de primeira linha;
• Projeto que atende a todas as normas aplicáveis aos sistemas de baixa tensão.

Stal Engenharia tem experiência e oferece qualidade

A Stal Engenharia realiza projetos e serviços de engenharia elétrica, montagens de painéis elétricos e de refrigeração, projetos, execução de instalação elétrica e de SPDA nos segmentos industriais e comerciais. Executa montagens de painéis TTA, contando com uma equipe de engenheiros e técnicos a fim de oferecer a melhor assessoria técnica. A experiência de mais de 30 anos de mercado de seu diretor garante a qualidade e eficiência dos trabalhos desenvolvidos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre um quadro QGBT e sobre a capacidade produtiva da Stal, que tal nos falar sobre o projeto ou planta elétrica da sua empresa para que possamos te ajudar?
Entre em contato conosco:
(19) 3327.8991 // (19) 98167-2795
orcamentos@stalengenharia.com.br


Cadastre-se através do formulário abaixo e receba informações, notícias e promoções.