Logotipo Stal Engenharia Elétrica

Informações e Notícias

Entenda o que é um QGBT Stal Engenharia Elétrica Entenda o que é um QGBT Stal Engenharia Elétrica

Você já ouviu falar em termografia? Essa técnica de registro gráfico das temperaturas por detecção da radiação infravermelha que é emitida se tornou muito comum na medicina. Mas também é extremamente útil para o setor industrial. Em especial quando se recorre à manutenção preventiva e corretiva utilizando a termografia em redes elétricas. A Stal Engenharia é especialista neste trabalho.

O objetivo de uma manutenção preventiva e corretiva utilizando a termografia em redes elétricas é maximizar o rendimento dos equipamentos e, por consequência, da linha produtiva da empresa. Precavendo-se de uma quebra inesperada provocada, por exemplo, por uma sobrecarga no sistema é possível reduzir os intervalos forçados para reparos que interrompem a produção e afetam diretamente a lucratividade.

Termografia em redes elétricas consegue detectar falhas com rapidez

A manutenção preventiva e corretiva com a utilização da termografia em redes elétricas consegue detectar com rapidez possíveis falhas e se antecipar às quebras a partir de um trabalho preditivo que mapeia as temperaturas geradas pelas máquinas. Desta forma é possível prever curtos-circuitos, sobrecargas e superaquecimentos nos equipamentos elétricos e evitar panes, mal funcionamento ou mesmo a tão temida parada das máquinas.

Termovisores modernos e sensíveis à radiação infravermelha

O trabalho é realizado pela Stal Engenharia com o emprego de equipamentos termovisores modernos e sensíveis à radiação infravermelha, capazes de medir todas as variações de temperatura emitidas. Isso possibilita uma análise precisa para aplicar as devidas correções de possíveis problemas. O foco da ação está na redução de custos gerados pelas manutenções corretivas que ocorrem em casos de quebras inesperadas.

Termografia está ligada à eficiência energética

A termografia está diretamente ligada à eficiência energética quando ocorrem erros de projetos e dimensionamentos de equipamentos nos segmentos elétrico e de refrigeração. No caso de sistemas elétricos, quando a temperatura se eleva acima dos níveis aceitáveis nas máquinas e cabos, isso pode causar aumento do consumo de energia e o deterioramento dos equipamentos.

Falhas que não são detectadas em inspeção visual

Já quando o assunto é refrigeração, problemas construtivos ou gerados a partir do desgaste natural pelo uso podem resultar em um elevado consumo de energia elétrica. Falhas de junção e vedação ou mesmo desgaste nas portas com borrachas danificadas e portas desalinhadas podem afetar diretamente o consumo elétrico. E esse tipo de falha não é detectada em uma inspeção visual, mas somente com o uso da termografia.

Como a termografia pode ajudar o seu negócio

Instalações elétricas:
Temperatura dos condutores e componentes elétricos acima da temperatura permitida.
Existência de sobrecarga nos componentes e condutores.
Ligação ruim entre o contato dos condutores nos componentes.
Baixa qualidade dos materiais utilizados.

Sistemas de refrigeração:
Sistemas de portas com vedação comprometida.
Problemas de montagem.

Precisa de ajuda em termografia? Conte com a Stal

Agora que você conhece mais sobre manutenção preventiva e corretiva utilizando termografia em redes elétricas e que a Stal Engenharia é especializada neste trabalho, que tal nos contar sobre seus equipamentos e descobrir o que podemos fazer para ajudar a manter seu bom desempenho?

Entre em contato conosco:
(19) 3327.8991 - ((19) 98167-2795
orcamentos@stalengenharia.com.br