Informações e Notícias

Quadro de Distribuição com Barramento

Preventiva ou corretiva, a necessária manutenção de painéis elétricos

De uma forma geral, há duas maneiras de se lidar com a manutenção industrial e dentro deste quesito, a manutenção de painéis elétricos se faz necessária. A primeira delas é agir de forma preventiva, antes que algo aconteça e venha a inviabilizar o uso do equipamento. A outra é a chamada corretiva, que se faz obrigatoriamente quando há quebra do equipamento.

O uso contínuo provoca um inevitável desgaste natural das peças devido ao tempo de operação do equipamento. Isso é fato. A questão a ser respondida é qual a escolha menos onerosa e mais benéfica à sua produção. É melhor paralisar o serviço de forma planejada, considerando os prazos e estoque da produção, ou produzir até o limite e quando um problema ocorrer, inevitavelmente interromper a produção?

Manutenção preventiva de painéis elétricos preserva a produção

Quando a opção de manutenção dos painéis elétricos é pelo método preventivo, o desgaste das peças é analisado para se precaver de falhas que possam vir a ocorrer. A tarefa, neste caso, é identificar tais peças e realizar a substituição das mesmas antes que uma eventual falha ou quebra se confirme. Como principal vantagem está a de evitar uma parada abrupta da produção.

Neste tipo de manutenção dos painéis elétricos, o técnico responsável também providencia a limpeza e realiza uma medição de temperatura, que visa se prevenir de superaquecimento, além de analisar as grandezas elétricas (carga, força, campo, energia, tensão, potência e corrente). Ele também deve organizar os componentes do painel elétrico para que funcionem da forma correta.

Manutenção corretiva identifica peças já quebradas

A manutenção dos painéis elétricos de forma corretiva se dá quando o problema é uma realidade e já se tem uma máquina ou mesmo toda uma produção parada. Neste caso, o técnico precisa agir rapidamente para identificar as peças danificadas ou que estejam falhando e substituí-las de forma imediata para restaurar o funcionamento do maquinário.

Recomenda-se ainda que o técnico faça os testes necessários para identificar e trocar apenas os itens que realmente apresentam alguma forma de avaria. Normalmente, a manutenção corretiva é capaz de solucionar o problema e evitar que a empresa tenha que investir na compra de uma nova instalação de painel. Isso, contudo, depende da extensão dos danos.

Prefira empresas certificadas

Em resumo, as questões que precisam ser respondidas na hora da manutenção de painéis elétricos são qual a forma será realizada - preventiva ou corretiva - e como isso vai impactar na sua produção. Além disso, é recomendável optar sempre por uma empresa certificada, com experiência no mercado e profissionais qualificados. A Stal Engenharia é especialista em manutenção elétrica industrial e possui corpo técnico treinado e atualizado com o que há de mais moderno no mercado.
Entre em contato conosco:
(19) 3327.8991 // (19) 98167-2795
orcamentos@stalengenharia.com.br

Cadastre-se através do formulário abaixo e receba informações, notícias e promoções.