Informações e Notícias

Quadro de Distribuição com Barramento

Revisão das instalações elétricas: por que devo fazer?

Você já pensou em fazer a revisão das instalações elétricas do seu comércio ou indústria e como isso pode resultar em redução no consumo de energia? Pois bem. Se ainda não pensou, seria muito bom começar a considerar essa possibilidade. No trabalho, seja ele em uma loja ou empresa, a quantidade de equipamentos ligados na energia elétrica saltou significativamente nos aspectos quantidade e tempo ligado nos últimos 20 anos. Imóveis projetados duas ou mais décadas atrás, certamente não levaram em consideração aspectos da vida cotidiana do século 21 e carregam uma grande possibilidade de estarem subdimensionados para lidar com tanto consumo.

Sinais para a revisão das instalações elétricas

Os problemas com energia elétrica podem demorar a ser notados porque ela é invisível e silenciosa. Tal como, por exemplo, situações que envolvem gás, mas sem o cheiro do segundo que é capaz de alertar para algo grave que pode ocorrer. Por isso, a revisão das instalações elétricas é tão importante.

E alguns sinais devem servir para nos alertar. O aumento do consumo de energia (atestado pela conta de luz) sem o incremento de novos equipamentos e com a utilização rotineira dos existentes no mesmo patamar é um deles. Fios desencapados, sobrecarga de energia em alguns pontos específicos e quedas frequentes de energia também devem ser considerados.

Quando devo fazer e como a revisão é feita?

Não há nenhuma norma que defina a periodicidade para se fazer uma revisão das instalações elétricas do seu imóvel. Há um consenso entre especialistas que depois dos dez primeiros anos de uso deve ser feita a primeira delas, e que esse procedimento depois deve ser repetido a cada cinco ou seis anos. Mas lembre-se: energia elétrica oferece riscos de acidentes graves, assim, prefira contratar os serviços de profissionais habilitados para tal.

Esses profissionais realizarão a revisão em todo o caminho que a energia elétrica percorre em sua empresa. Veja quais aspectos devem ser revisados:

1. Quadro de distribuição
a. Aqui o profissional avalia a quantidade de circuitos, suas condições estruturais e se ela é suficiente para atender ao imóvel.
2. Cabos, tomadas e interruptores
a. Depois de se certificar que está tudo em ordem com o quadro de distribuição (feitos os ajustes necessários), o passo seguinte é analisar cabos, tomadas e interruptores para ter certeza que os materiais estão em boas condições, o dimensionamento está correto e que não haja fuga de energia.
3. Identificação das correções
a. Após a análise, o profissional deve definir quais equipamentos precisam ser substituídos e quais serão reparados.

Mais segurança e mais economia

A falta de manutenção adequada é apontada por especialistas como fator determinante para acidentes graves, como choques e incêndios, que colocam em risco vidas e podem ocasionar sérios prejuízos patrimoniais. Esse, contudo, não é o único aspecto que incentiva a realização de uma revisão das instalações elétricas do seu imóvel comercial ou industrial.

Há ainda o aspecto econômico. Como já dissemos, um projeto de 20 ou até 30 anos atrás não considerou a evolução, o aumento do número de equipamentos ligados na tomada e tampouco o tempo de uso dos mesmos. Por exemplo, a quantidade de empresas com produção 24 horas por dia cresceu de forma significativa.

Ajustes no dimensionamento e reparos que podem ser feitos a partir das revisões, como a substituição de equipamentos já obsoletos por novos e a incorporação de novas tecnologias, como as lâmpadas de LED, tendem a resultar em menos consumo, mais capacidade de atuação e menor custo.

Só confie em profissionais habilitados

E agora? Se convenceu da importância de realizar a revisão das instalações elétricas do seu imóvel ou da sua empresa? A Stal Engenharia é especializada neste tipo de serviço e conta com profissionais habilitados e grande experiência no mercado.
Entre em contato conosco:
(19) 3327.8991 // (19) 98167-2795
orcamentos@stalengenharia.com.br


Cadastre-se através do formulário abaixo e receba informações, notícias e promoções.