Logotipo Stal Engenharia Elétrica

Informações e Notícias

Entenda o que é um QGBT Stal Engenharia Elétrica Entenda o que é um QGBT Stal Engenharia Elétrica

Projetos elétricos para indústrias, comércios e residências

Ter um projeto elétrico para residência, comércio ou indústria é fundamental para garantir a correta distribuição do sistema elétrico entre os ambientes e, assim, fazer com que eles funcionem adequadamente. Afinal, já imaginou precisar de um ponto elétrico em determinado ambiente e não encontrar? Sem dúvida, seria muito desconfortável. Para saber o que é, como é feito e quais são as vantagens de se fazer um projeto elétrico para indústrias, comércios e residências, leia o conteúdo a seguir!

O que é projeto elétrico?

O projeto elétrico trata-se de uma representação gráfica detalhada das instalações elétricas de uma construção, qualquer que seja sua natureza, podendo ser comercial, industrial ou residencial. Em outras palavras, é o projeto elétrico que busca dimensionar e quantificar as instalações elétricas que uma construção precisa. Ele determina a quantidade de tomadas e iluminação, fazendo a construção contar com os pontos elétricos necessários para funcionar adequadamente. Vale acrescentar que um projeto elétrico é feito observando-se as normas vigentes acerca da construção desse tipo de solução.

Como é feito um projeto elétrico?

É provável que você tenha se perguntado como funciona a criação de um projeto elétrico. É simples, pois a sua elaboração parte de dois pontos:

Planta da construção

O profissional responsável pela elaboração do projeto elétrico leva em consideração a planta da construção para desenvolver um projeto que tenha relação. Normalmente, o projeto elétrico é feito assim que o projeto arquitetônico é concluído. É com base nesse documento que o profissional fará o projeto elétrico.

Necessidades do cliente

Além de levar em consideração a planta da construção, busca-se também identificar as necessidades do cliente. Para isso, é feita uma reunião diretamente com ele, para saber, por exemplo, os equipamentos que ele utiliza ou pretende utilizar em determinado ambiente, bem como para coletar outras informações que ajudem a elaborar um projeto elétrico que seja capaz de atender perfeitamente às suas necessidades.

Quais são as vantagens de se fazer um projeto elétrico?

O projeto elétrico pode trazer algumas vantagens. A seguir, confira as principais:

Segurança para sua construção

De um modo geral, o projeto elétrico garante maior segurança para a construção, uma vez que reduz as chances de acontecer problemas elétricos, como sobrecargas e curtos-circuitos.

Redução de custos

Ao contar com um projeto elétrico, você também reduz custos. Afinal, o projeto elétrico será feito de acordo com suas necessidades, de maneira que só será necessário comprar o que vai ser utilizado.

Elaboração de um projeto elétrico de acordo com as normas vigentes

O projeto elétrico é desenvolvido por um profissional especializado, respeitando às normas vigentes. A Stal Engenharia Elétrica desenvolve projetos de instalações elétricas para indústria, comércio e residência há mais de 30 anos com qualidade e eficiência. Oferecemos painéis TTA, de controle, automação e distribuição, refrigeração, eficiência energética e iluminação.

solicite um orçamento