Logotipo Stal Engenharia Elétrica

Informações e Notícias

A importância da eficiência energética para sua empresa A importância da eficiência energética para sua empresa

Sistema de energia solar gera economia

A produção de energia a partir de placas fotovoltaicas já foi coisa de ficção científica, tida como algo para o futuro. Mas esse tal futuro chegou. E diante de um clima extremamente favorável, investir em um sistema de energia solar vem se consolidando como um caminho sem volta para uma sociedade que se depara com a beira de um colapso na geração de eletricidade por meio das tradicionais usinas hidrelétricas, térmicas e termoelétricas. Mais que poupar recursos naturais, o sistema de energia solar gera economia.

Capte a energia limpa do sol e reduza sua conta de luz

Antes de mais nada é preciso entender como o sistema de energia solar funciona. Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e geram energia que, por sua vez, é conduzida até o inversor solar. É nele que essa energia proveniente do sol é convertida em energia elétrica, fazendo com que a que é distribuída pelas concessionárias do setor se torne desnecessária.

A geração de energia limpa por si só já deveria ser atrativo suficiente para que a sociedade de um modo geral voltasse sua atenção e prioridade ao modelo de captação, transformação e utilização da energia fotovoltaica. A natureza agradece. Mas não é só isso. O sistema de energia solar gera economia de custos, seja na escala residencial, seja em uma escala fabril.

Sistema de energia solar pode gerar economia de 95%

Estudos comprovam que o emprego da energia solar pode reduzir em até 95% o custo de uma empresa com a energia elétrica. Isso se dá porque o processo natural passa a ser o de deixar de utilizar o sistema tradicional de distribuição de energia. E esse percentual só não chega ao máximo em razão da chamada taxa de disponibilidade e uso da rede, algo obrigatório e que precisa ser pago por todos os consumidores.

Retorno pode ser de até dez vezes o investimento

Considerando ainda que a estimativa de vida útil de um sistema de energia solar chegue aos 25 anos - ou mais - é lógico raciocinar que o investimento no modelo que utiliza a luz do sol como fonte de geração de eletricidade é retornável. E isso pode ocorrer em grandes proporções. Cálculos indicam que, considerando a economia de gastos com o consumo de energia elétrica distribuída pelas concessionárias a partir do investimento feito, o retorno pode chegar a dez vezes o valor investido no sistema fotovoltaico.

Em média, o retorno do investimento no Brasil se dá em torno de três anos de utilização. Considerando esse índice, seriam ao menos outros 22 anos de emprego apenas colhendo os bons resultados financeiros.

Consumo menor? Acumule créditos para usar quando precisar

Também é bom lembrar que se o consumo da residência ou da empresa for menor do que a quantidade produzida de energia solar, esse excedente é injetado no sistema da concessionária local de energia. O que isso significa? Significa que você passa a ter um crédito com a companhia de energia e pode utilizar em outros momentos, como à noite, por exemplo. Viu? O sistema de energia solar tem muitas vantagens.

Sistema de energia solar é com a Stal Engenharia

Agora que você já sabe que investir em um sistema de energia solar gera economia financeira para sua empresa ou residência, queremos deixar mais uma dica que é muito importante. Ao decidir investir em placas fotovoltaicas, opte sempre por uma empresa especialista no assunto, com profissionais experientes e capacitados e que forneça materiais seguros e eficientes.

A Stal Engenharia é especialista em projetar, comercializar e instalar sistemas de energia solar. Que tal conversarmos para ajudá-lo a fazer com que a conta de luz deixe de ser um problema para sua empresa ou residência?

Caso esteja interessado em saber outras informações sobre este e demais assuntos, acesse o nosso site, e solicite um orçamento. Será um prazer atendê-lo!